HC de Botucatu é terceiro no ranking em número de atendimentos em SP

O Tribunal de Contas do Estado (TCESP) divulgou um relatório geral dos Hospitais Públicos de São Paulo, que mostra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), como a terceira unidade do Estado com o maior número de atendimentos.

De acordo com o levantamento elaborado pelo TCE, o HCFMB realizou cerca de dois milhões de atendimentos, entre ambulatoriais, urgência e emergência, nos seis primeiros meses de 2019.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) lidera o ranking, com 4,3 milhões de atendimentos, o que representa 7,5% do total. O Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o HCFMB completam a lista dos três estabelecimentos universitários que mais efetuaram atendimentos, totalizando dois milhões e 1,9 milhão de procedimentos, respectivamente.

O superintendente do HCFMB, André Balbi, destaca que, dia após dia, a unidade busca aprimorar a assistência. “Mesmo em tempos de crise, nenhum serviço do HCFMB fechou ou diminuiu a assistência ao paciente. A cada atendimento, a unidade prioriza o respeito pela dignidade do paciente e a promoção das boas práticas profissionais. Continuaremos trabalhando para que esse número aumente a cada ano”, salienta.

Pesquisa

O levantamento foi extraído a partir das bases de dados e informações colhidas junto ao Ministério da Saúde e às pastas estaduais da Saúde e da Fazenda. O estudo abrange os 193 hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado e/ou municípios.

Os dados obtidos dos vários sistemas pelo TCESP são referentes ao primeiro semestre de 2019 (entre janeiro e junho), e estão disponibilizados no Painel da Saúde – ferramenta desenvolvida pela corte para mostrar um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos.

Com a busca individualizada, é possível visualizar detalhes sobre os tipos de leitos (de internação, cirúrgico) e de equipamentos (tomógrafo, aparelho de ressonância magnética, ultrassom com doppler colorido e ecógrafo) disponíveis em cada hospital. A interface com os dados e as informações podem ser acessada pela internet.
Portal do governo

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

© 2019 Diário São Carlos. Todos os direitos reservados.