O secretário de Educação, Nino Mengatti, empossou nesta segunda-feira (30) os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar do Município para o quadriênio 2017/2021. O evento foi realizado no Auditório Bento Prado Jr, no Paço Municipal, e contou com a presença do vereador Azuaite Martins de França, que também é membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar.
O Conselho de Alimentação tem a missão de concretizar a Gestão Democrática do ensino municipal, prever o compartilhamento e a corresponsabilidade pela tomada de decisões entre os vários segmentos que concorrem para a realização dos processos educacionais e pedagógicos e a viabilizar espaços de participação da comunidade por meio de instâncias colegiadas e representativas. Os conselheiros representam o poder executivo, pais de alunos, professores e sociedade civil.
“É necessário que tenhamos conselheiros vigilantes e atuantes em termos de fiscalização. Nossa cidade tem um compromisso voltado para a educação e formação do cidadão. A merenda é parte decisiva nessa questão. Conto com a colaboração de todos”, disse Nino Mengatti.
“O Conselho de Alimentação Escolar é de extrema importância, por isso, ele deve existir, ser atuante em cada município. O Conselho é a forma de a sociedade zelar para que o direito das crianças receberem alimentação escolar seja respeitado”, lembrou o vereador.
O Conselho de Alimentação Escolar do Município de São Carlos, instituído pela Lei Municipal nº 12.751, fica assim constituído:
– Representantes do Poder Executivo:
Titular: Marinalda Napolitano Pinto
Suplente: Eliana Cassia Chierice Correa de Moraes
– Representantes das entidades de trabalhadores da educação e de discentes:
Titular: Cleusa Lucia de Oliveira da Silva
Suplente: Silvia Helena Brandão
Titular: Éder Edson de Carvalho
Suplente: Gislaine Aparecida Seretta Formentão
– Representantes de pais de alunos:
Titular: Sandra Helena Vieira Moreira
Suplente: Kamila Franciene Guiguer
Titular: Fabiana Brito de Souza
Suplente: Deise Wiles Schutzer Guimarães
– Representantes de entidades civis organizadas:
Titular: Vanderlaine Santinon Simões
Suplente: Norail Aparecida Pilla Bardela
Titular: Jucélia Aparecida Vicente
Os membros do Conselho de Alimentação Escolar terão mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos de acordo com a indicação dos seus respectivos seguimentos. Os conselheiros nomeados não receberão nenhuma remuneração, exercendo gratuitamente as funções, que serão consideradas como prestação de serviço público relevante ao município.