Observatório Astronômico da UFSCar terá atividades no eclipse lunar desta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 27 de julho, vários países do mundo – incluindo, pela primeira vez desde 2015, também o Brasil – poderão observar o mais longo eclipse lunar do século XXI, cuja totalidade durará uma hora e 43 minutos. Para a observação do eclipse, o Observatório Astronômico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promoverá evento das 16 horas às 20h30, que terá também palestra e exposição de meteoritos.
Na programação, às 16h30, o astrônomo do Observatório, Gustavo Rojas, fará a palestra “Eclipses lunares: ontem e hoje”. O eclipse poderá ser observado a partir das 17h45, com a fase total prosseguindo até 18h13, e o fim da fase parcial acontecendo às 19h19. Também poderão ser observados os planetas Vênus, Júpiter, Saturno e Marte, sendo que este último tem a sua maior aproximação da Terra na noite do eclipse. Já a coleção de meteoritos, entre outros exemplares, inclui um raro espécime de meteorito lunar.
O Observatório Astronômico fica na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, com acesso pelo estacionamento do Departamento de Computação (DC). O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia e aberto a todas as pessoas interessadas. A organização não recomenda a participação de crianças menores de seis anos. A palestra tem público limitado à capacidade do local, que é de cerca de 40 pessoas. A observação poderá ser cancelada em caso de tempo nublado ou chuvoso.
Mais informações sobre o eclipse podem ser conferidas em documento preparado pelo astrônomo do Observatório (disponível em http://bit.ly/eclipse_lunar_julho_2018). Mais informações sobre o evento pelo e-mail grojas@ufscar.br ou na página do Observatório no Facebook (www.facebook.com/observatorio.ufscar).

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

© 2019 Diário São Carlos. Todos os direitos reservados.