Observatório da USP promove oficina sobre reconhecimento do céu noturno

O Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos vai promover a oficina Astronomia prática: Reconhecimento do Céu Noturno.
 
O Programa de oficinas busca realizar atividades práticas de Astronomia com interessados sem formação prévia sobre o assunto. Em particular, a oficina de Reconhecimento do Céu Noturno objetiva instruir e prover ferramentas para que o participante entenda e saiba utilizar conceitos importantes para a observação e reconhecimento de constelações e objetos do céu noturno.
 
Quando e onde
Dia 15 de janeiro, terça-feira, das 19 às 22 horas, nas dependências do Observatório, que fica na Área 1 do Campus da USP de São Carlos, com acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.
 
Inscrições
Período de inscrições: de 02/01/2019 a 15/01/2019, mediante formulário eletrônico cujo acesso é solicitado enviando e-mail paracda@cdcc.usp.br, mencionando que deseja participar da oficina de Astronomia Prática – Reconhecimento do céu noturno.
Número de vagas: 20
Idade mínima: 14 anos.
 
A atividade é gratuita.
 
Material de apoio
– Sites e aplicativos confiáveis sobre observação do céu
– Carta celeste impressa (fornecida no dia da oficina)
 
Roteiro
– Apresentação e discussão dos conceitos de magnitude, pontos cardeais, distância angular, movimentos dos astros no céu, equador celeste, eclíptica e latitude
– Como utilizar um mapa celeste
– Atividade prática na área de observação
 
Atividades práticas
– Orientação com e sem bússola.
– Como estimar ângulos no céu e brilho das estrelas.
– Estrela versus planeta.
– Reconhecimento das principais constelações e estrelas com auxílio da carta celeste.
– Observação do movimento do céu ao longo do tempo.
– Visibilidade dos astros dependendo da localidade.
 
Ministrantes
– Kharen Silva cursa a graduação em Tecnologia de Aeronaves pelo Instituto Federal de São Paulo em São Carlos e trabalha como monitora do Observatório desde 2013.
– Natália Palivanas está no último ano do Bacharelado em Física Computacional pela USP São Carlos e trabalha como monitora do Observatório desde 2014.
 
Mais informações:
Telefone: (16) 3373-9191
Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

© 2019 Diário São Carlos. Todos os direitos reservados.