Semana repleta de eventos na UFSCar conta com Ciclo de Minicursos em todas as áreas da Ciência

Entre os dias 22 e 28 de outubro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está realizando a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural que reúne 12 eventos simultâneos nos níveis da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão integrados à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida em todo o País pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Dentro da programação, acontece o VI Ciclo de Minicursos, que oferta 20 minicursos em todas as áreas do conhecimento e abertos à comunidade universitária e ao público em geral.
No total, são cerca de 600 inscritos nos minicursos que começaram no dia 24 e vão até 28 de outubro. As atividades são gratuitas e ministradas por alunos e servidores docentes e técnico-administrativos da UFSCar. “Os minicursos são uma oportunidade prática e interessante de trazer as pessoas para dentro da Universidade e apresentar temas variados relacionados aos conhecimentos que produzimos aqui”, afirma Karina Lupetti, que integra a comissão organizadora da Jornada.
Matheus Gonçalves dos Reis e Carolline Zatta Fieker, ex-alunos da UFSCar e pesquisadores na Instituição, conduziram o minicurso “Vivenciando Educação Ambiental no Cerrado UFSCar”. Eles apresentaram as aves e outras especificidades da área de cerrado da Universidade, no contexto do projeto de extensão “Trilhas da Natureza”, que promove visitas abertas ao local, com foco na educação ambiental. Durante o minicurso, foram propostas atividades educativas baseadas na Biologia da Conservação. “Esse tipo de evento é de grande importância para reforçar a interação entre a sociedade e a Universidade, como forma de levar tudo o que produzimos aqui para as pessoas que estão fora da Instituição”, diz Matheus dos Reis sobre a relevância do Ciclo de Minicursos. 
Renata Fernandes, aluna do curso de Química da Universidade de São Paulo (USP, campus de São Carlos) e monitora do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP) em ações também relacionadas ao cerrado e à conservação ambiental junto a crianças, participou do minicurso e apontou que tomou contato com novos conhecimentos que serão utilizados nas atividades que ela desenvolve. “As informações que recebi aqui, com pessoas que trabalham efetivamente com o cerrado, vão colaborar muito com o projeto que fazemos com as crianças”, revela Fernandes.
Camila Cassiavilani Passos, bibliotecária da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, está oferecendo o minicurso “Elaboração de trabalhos acadêmicos”, que começou na quarta-feira (25/10) e está dividido em três sessões ao longo da semana. A iniciativa aborda as bases de dados e as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) para padronização de trabalhos acadêmicos. Ela acredita que os minicursos também são importantes para dar visibilidade ao trabalho realizado dentro da Universidade. “Esse tipo de evento mostra para a comunidade externa o que a Universidade é capaz de fazer. Esse curso, especificamente, é fruto de uma alta demanda que a Biblioteca recebe e é uma forma de atingir um maior número de pessoas interessadas no tema”, relata Passos. 
Para o doutorando Eduardo Camargo, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGGERN) da UFSCar, a oportunidade é relevante por propiciar novos conhecimentos para além daqueles específicos da área de cada estudante. “Esses minicursos abrem espaço para diversificarmos nosso repertório”, destaca o aluno.
O VI Ciclo de Minicursos será realizado até o próximo sábado, dia 28 de outubro e as inscrições estão encerradas. O cronograma e os temas de cada um deles podem ser acessados em jornadactc2017.faiufscar.com. No site também está reunida a programação completa da Jornada, com eventos nos quatro campi da UFSCar.

    Foto: Gabrielli Turman – CCS/UFSCar

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu