UFSCar oferece curso pioneiro em análise de informações

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mantém o pioneirismo ao oferecer o primeiro curso totalmente a distância do Brasil em Bibliometria e Indicadores Científicos. A formação é prática, rápida e com certificação. As vagas são limitadas.
A Bibliometria é uma técnica de análise de informações cada vez mais valorizada e voltada à tomada de decisões. Esta técnica viabiliza a elaboração e análise de indicadores sobre produção científica e tecnológica a partir da quantificação de volumes significativos de informações, disponíveis em bases de dados.
O curso de Bibliometria e Indicadores Científicos, que é interdisciplinar, capacitará os alunos para compreender e analisar indicadores por meio de ferramentas automatizadas, com atividades teóricas e práticas. A formação é destinada a bibliotecários e outros profissionais da informação, atuantes, por exemplo, em Instituições de Ciência e Tecnologia, empresas de base tecnológica, consultorias, e demais interessados.
Daniel Giacometti Amaral, diretor da NanoBusiness Informação e Inovação e aluno do curso, conta que teve sua primeira experiência com educação a distância por meio desta formação. “A metodologia proposta e a estrutura do programa facilitam muito o ensino, permitindo conciliar o estudo com minha rotina de trabalho. Em poucas semanas no curso já conseguia aplicar diversos aprendizados. O conteúdo de qualidade e a interação direta e constante com os professores permitiram uma experiência muito construtiva”, relata.
Professores renomados da UFSCar e também especialistas do setor empresarial, com mais de 20 anos de experiência, são os responsáveis pelas aulas, que são compostas por exercícios de coleta e análise de informações, envolvendo a aplicação de conceitos da Bibliometria por meio da utilização de ferramentas computacionais (VantangePoint 5.0, UCINET, NETDRAW e GEPHI), simulando situações reais, característica peculiar desse curso. O material didático é composto por vídeo-aulas, tutoriais, textos e apresentações e ficará disponível aos participantes no ambiente virtual de aprendizagem.
Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de janeiro por meio do site www.bibliometria2017.faiufscar.com. O curso a distância de Bibliometria e Indicadores Científicos, que tem duração de três meses (120 horas), é oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar e gerenciado pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade. Mais informações pelo e-mail spinola@ufscar.br.

Deixe uma resposta

Fechar Menu