A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugurou a nova sede no dia 8 de novembro, em um espaço ao lado do prédio da Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest). O local possibilitará ações conjuntas dos serviços do escritório internacional nas áreas de convênios, mobilidade e visitas de representantes de universidades estrangeiras.
O espaço também abrigará o Observatório Latino-Americano (OLA), que tem a proposta de dar visibilidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a temáticas latino-americanas. Também terá uma área para o programa Unicamp Internacional, formado por um grupo de alunos da própria universidade, que atua no auxílio e recepção aos estudantes estrangeiros antes, durante e após a estadia no Brasil.
“Temos a alegria de inaugurar este espaço, pois a Deri ficava em um lugar improvisado e ficou por muitos anos porque havia uma proximidade maior com a reitoria. Nessa nova sede haverá ações mais efetivas, o que é muito bom”, celebra o reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel.
“É um momento muito aguardado e que podemos comemorar. Isso é importante porque nos oferece os meios para poder cumprir nossa missão na universidade”, salienta o diretor de Relações Internacionais, professor Mariano Laplane.
O docente enfatizou o fluxo constante e crescente de trabalho, além do quanto outras universidades estrangeiras, empresas e cidades de outros países estão reconhecendo o trabalho da instituição de ensino.
Cooperação internacional
Na oportunidade, foi assinado um acordo de cooperação entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, André von Zuben, representou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette. O acordo prevê a colaboração em atividades de interesse mútuo que tenham o objetivo de promover ações de internacionalização e cooperação.
De acordo com o secretário, a administração municipal abriu as portas para a internacionalização. “A Prefeitura decidiu se abrir para o mundo. Temos um departamento que cuida de relações internacionais. Poucas cidades têm isso. Estamos sempre em cooperação com a universidade”, enfatiza.
Portal do governo